07 agosto 2006

Criancices...

Parte 1
















No outro dia aconteceu-me um fenómeno estranho: estava eu a fazer já não sei muito bem o quê em frente ao espelho da casa de banho (a lavar os dentes, ou qualquer coisa assim...) quando me veio à cabeça, já não sei porquê, aquela música que costumava cantar na minha mais tenra infância, com as minhas amiguinhas (quando não estava nos ensaios da minha famosa banda Abandaapanhousoleficoulouca, como a minha tia fez o favor de me lembrar no outro dia...).
Não sei se estão familiarizados com a melodia e/ou coreografia (sim, tinha direito a coreografia!) mas eu passo a transcrever a letra:

À uma eu nasci, às duas me baptizei,
às 3 pedi namoro e às 4 me casei.
Às 5 uma dor, às 6 uma aflição,
às 7 o senhor doutor e às 8 no caixão.
Às 9 a caminho, às 10 no cemitério,
às 11 lá no fundo, e às 12 lá no céu...
Béu, béu!!

E estava eu muito divertida a lembrar-me dos bons e velhos tempos em que cantávamos isto euforicamente, com um sorriso na cara, quando olhei para o espelho e vi o meu reflexo...
Lá estava eu, 16 aninhos ainda frescos, com bastante para trás e (espera-se!) ainda muito pela frente... A minha cara estava diferente de quando tinha 6 ou 7 anos, mas ainda assim os traços eram reconhecíveis... Era a mesma pessoa que cantava aquela canção, mas com uns aninhos em cima...

E pensei: "Agora tenho 16 anos... (não é assim tanto, mas ainda é alguma coisa!) Tanta coisa já se passou na minha vida desde aquele tempo... Tantas mudanças, tantos passos dados, tantas memórias..."
Até aqui há uns tempos, eu queria apagar da minha memória a pessoa que fui no meu passado... Olhava para as fotos e sentia desprezo por mim mesma, por quem tinha sido... Achava que tinha tido atitudes estúpidas, que era idiota e que não merecia ser recordada! No fundo, achava que só esta última "versão" de mim, a mais actualizada (a dos 16 anos!) é que prestava, que o resto era lixo...
Mas este pequeno episódio do espelho, parecendo pouco importante, mudou a minha visão:
eu estava, mesmo inconscientemente, a confrontar a minha infância (ao cantar a canção e ao reviver as memórias) com o meu presente (ao ver a minha imagem actual no reflexo do espelho), e apercebi-me de que o presente não era absolutamente nada sem o passado.
Ou seja, trocado por miúdos (literalmente!), que eu hoje em dia não seria metade de quem sou se não tivesse sido quem fui no passado.
E, além disso, se eu penso que com 16 anos cheguei onde queria chegar, sei perfeitamente que, quando tiver 18, vou olhar para trás e pensar "Meu Deus, como é que eu era assim com 16 anos?!... Que pita!" (como diria o Tó Zé=P)

E cheguei à conclusão de que não devo desprezar as minhas próprias memórias, mas sim relembrá-las com um sorriso, porque fizeram de mim o que sou hoje...


Parte 2

Cá em casa, nestes últimos dias, tem havido uma "revolução das fotografias": todas as fotos antigas estão a ser desenterradas dos seus cantos poeirentos para serem reorganizadas, catalogadas e novamente arrumadas, na sua devida ordem.
Eu e o meu irmão estamos, portanto, a braços com mais de 1000 fotografias, algumas com mais de 16 anos (sim, antes de eu nascer! Do tempo em que eles eram felizes!!)
Logo, isso dá direito a ver as incríveis figuras que as pessoas faziam nos anos 80 (e isso é sempre divertido), mas também dá direito a reviver memórias há muito enterradas...
As minhas exclamações ao ver as fotos são do género: "Oh, aquele vestidinho... Já nem me lembrava dele!" ou "Ai, meu Deus, como é que me deixavam andar assim?!?"

Enfim... Estava eu nas minhas lides fotográficas quando encontrei um monte de fotos da minha pré-primária e primária. Ora, para quem não sabe, o meu grupo de amigos ainda conta com criaturas que conheço desde os 3 anos... Logo, é sempre giro ver aquelas fotos, porque se sabe o caminho que as pessoas fizeram, mais de 10 anos (!) depois.
Encontrei uma especialmente engraçada, em que estava eu, a Joana Abreu, a Sofia Cruz, o André Baleiro, o Martim Costa, o Bernardo Paixão, o Gonçalo Santos, o Manuel Sequeira, o Salvador Mira...
Isto é giríssimo, porque nas fotos parecemos crianças super inocentes, mas actualmente sei de coisas que cada um de nós fez que é melhor nem serem referidas... (eheh)

Bem... O André ainda é um dos meus maiores amigos actualmente =)
O Manel, não falava com ele há anos (via-o de vez em quando no Whispers), mas reencontrei-o no ano passado na Ericeira, onde "reacendemos" a amizade (que bonito! =P)
O Gonçalo ainda no outro dia me tentou persuadir a ir ao Sudoeste com ele...
O Salvador está na minha escola... Não costumamos falar, mas ele anda por lá e eu também...
O Bernardo, encontrei-o no Garage há coisa de um ano... Está altíssimo, com uma gadelha gigante, e tem um piercing na orelha...
A Sofia Cruz, há uns 2 anos que não a vejo, mas sei que anda no Rainha D. Leonor...
A Joana Abreu também é da minha escola; não temos falado mas sei que anda "por aí"...;)

Também encontrei umas fotos minhas, no final do 4º ano, com o meu então afilhado Tiago Neto, que por acaso reencontrei Dezembro passado no Encontro de Natal dos Grupos, uns 7 ou 8 anos depois...

(Re)vejam e riam-se!


Fofinhos, não é? =P

4
At <$BlogCommentDateTime$>, <$BlogCommentAuthor$>

<$BlogCommentBody$>

<$BlogCommentDeleteIcon$>

Enviar um comentário

<< Home